Que bom te ver por aqui

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ponteira de Lápis


Tenho uma amiga muito criativa e caprichosa chamada Laila. Ela deu esta semana passada uma caneta com este modelo (de presente). Todos de casa amaram, achei fofo e fiz uma parecida para a amiga de minha filha que fez aniversário sábado. Fica mais uma dica para ponteira de lápis! 



Capa de caderno








Pasta de notícias 2012




Crachá de ajudante do dia






Minha turminha não cuidou do crachazinho que fiz no início do ano. Como sou uma boa professora fiz outro,rs.

Ponteira de Lápis em EVA



quinta-feira, 22 de março de 2012

Lembrancinhas para a Páscoa




 Sugestão do site de minha amiga: http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/2012/03/so-moldes-para-pascoa.html

Caixa de história - estimulo a leitura

Não é novidade que estou num aprendizado este ano como minha turminha de 2 ano do Alfa (alfabetização). Quando fui atribuida já sabia que se tratava de uma sala que não era alfabetizada e que necessitava de uma alfabetização acelerada, para estarem num mesmo nivel que os demais alunos dos outros 2º anos.
Me deparei com várias situações que me fizeram rever meu conceito de como lecionar. Vi e convivo com crianças que necessitam de um estimulo maior para não focarem na frase ´´ NÃO SER LER ´´.
 Muito tive e estou a pesquisar para desenvolver um bom trabalho e liberar estas crianças de qualquer paradigma ou trauma. 
Minha maior dificuldade no início foi a falta de atenção. Brincava que se uma mosca passasse pela minha sala eles teriam um diálogo com a mosca,rs.
Através de um trabalho continuo vi a necessidade de ter aulas mais lúdicas. Foi então em meio a estudar o FAZER PARA QUEM (precisa saber o que meu aluno já conhecia e o que deveria trazer de novo para eles).Foi então que vi que mesmo não sendo alfabetizados adoram livros. Atrelado a esta informação iniciou a liberação da biblioteca do Colégio para ser feito a retirada de livros para serem levados para casa, uma ida por semana com todos os alunos da classe até a biblioteca para ser retirado um exemplar e levar para a casa para ser lido durante a semana. 
A alegria em ir para a biblioteca foi contagiante. Foi então que antes desta primeira visita trouxe uma caixa encapada com papel colorido e dentro dela havia: um  pedaço de madeira, uma baleia e um boneco de madeira. 
Inicie dizendo que tinha uma novidade naquela aula que trouxe aquela caixa surpresa e dentro havia itens dos quais queriam q descobrissem qual era a história que contaria. As crianças falavam ao mesmo tempo e descobriram qual era a história antes mesmo de eu mostrar o boneco de madeira. A cada resposta fazia novos questionamentos para estimular as crianças a pensarem. Contei a história do Pinoquio e depois fizemos um boneco de sucata .
A primeira visita a Biblioteca do Colégio foi um sucesso todos encontraram livros de seu agrado para levar para casa. 


Ponteira de lápis



Dado de caixa de papelão

Dado para trabalhar com adição, jogo de tabuleiro ou percurso. Muito simples de fazer, basta usar uma caixa de papelão (a ideia base foi através do curso que fiz no Objetivo que tinha um modelo de dado feito em caixa que foi paixão a primeira vista,rs) 

Meus alunos amaram e o resultado para trabalhar contas foi muito satisfatório!


Lembrancinha para o dia das mães ou dia da mulher

Fiz esta lembrancinha para o dia da mulher ( dá para ser usado como marca página ou fecho de agenda). 

Ficou fofo!