Que bom te ver por aqui

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pasta literária

São inúmeras as vezes que nos deparamos com alunos com dificuldades em leitura, principalmente em voz alta. Encontramos crianças com os olhos apreensivos só de ouvirem a frase : ´´Vamos fazer uma leitura em voz alta´´. Conforme vai chegando a vez desta criança e possível notar sua insegurança e medo. Se por um minuto ela pudesse entrar no livro pode ter a certeza, essa criança faria isso.
Em situações como essa, me deparei com uma sala de crianças brilhantes e muito espertas, mais com um problema muito comum, o medo de ler em voz alta. Foi então que numa ida a um curso do Objetivo, foi levado ao meu conhecimento uma forma divertida de estimular a leitura. Pensei: - Ah isso cairá como uma luva!!


A pasta literária contem uns detalhes que funcionaram para minha turminha, tanto pode como DEVE ser incrementado por você, querida amiga.
1º Leve uma pasta enfeitada de cores diferentes (uma para menino, outra para menina), enfeite para chamar a atenção (criança adora itens coloridos).
2º Dentre de cada pasta irá uma folha, contendo um enunciado (nome do colégio, data, nome da criança e título). Esses campos devem ser preenchidos pelo aluno em casa. Nessa folha haverá todo o resto da folha o espaço em branco para ser desenhado a critério do aluno o que ele mais gostou da história.
3º Dentro desta pasta haverá um livro, pequeno (destes que encontramos até em lojinhas de $1,99, pois se trata de um livro fininho e com histórinhas curtas). Afinal crianças que não tem o hábito de ler não se interessam por livros grandes e volumosos. Nessa pasta há um livro para o menino e outro para a menina. Não funciona colocar o mesmo título para os dois.
4º Haverá uma apresentação para esta pasta, explicando o que deve ser feito e escrito na folha, relatar aos alunos da responsabilidade de cuidar da pasta e do livro, e seu compromisso em devolver o livro no prazo estipulado.
5º Haverá um saquinho de sorteio contendo todos os nomes dos alunos da sala, separando esse saquinho em saquinho de menino e de menina (pois se trata de duas pastas que serão e entregues).
6° Sorteando um menino e uma menina, deve explicar que o livro que tem dentro não deve ser revelado para a sala (causando na sala uma curiosidade imediata). 
7º A criança levará um bilhete para casa explicando que o aluno tem uma semana para ler o livro e devolve lo a professora no prazo estipulado.
8° Após esse período o aluno traz o livrinho e vai contando da sua forma o que se passa em cada página do livro.
9° No final a professora deve apresentar a sala o desenho feito pelo aluno.
10° No final da apresentação da história, solicitar a sala que bata palmas aos amigos.
11° O desenho feito pelo aluno pode ser exposto num mural da sala ou fixado numa pasta para ser apresentado aos pais na reunião de pais.


O resultado e fenomenal!!! (Experiência própria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário