Que bom te ver por aqui

domingo, 4 de março de 2012

Despertar a curiosidade

Há alguns dias fiz um curso de aprimoramento do Sistema Objetivo. Numa tarde muito prazeroso e muito rica em informações e troca de conhecimentos, foi focado que antes de entrarmos com qualquer tipo de texto ou assunto, temos que despertar nossos alunos para a curiosidade. Numa das sugestões foi apresenta um bilhete fixado na parede da sala (um bilhete grande e de fácil leitura. Embaixo desse bilhete tinha uns itens que leva as crianças a terem pistas de quem era o bilhete deixado.

Usei a ideia que achei super interessante na minha sala de aula para apresentar a silaba simples da família do ´F´´.
Fixei o bilhete na parede antes de meus alunos chegarem na sala de aula, quando entrei com os alunos na sala, muitos estavam agitados para saber o que estava escrito no bilhete. Iniciei a leitura e perguntei quem deles deixou o bilhete ali, e eles ficaram olhando uns para os outros e falando ao mesmo tempo. Em alguns minutos um aluno achou sobre minha mesa a roupa cor de rosa com a varinha. E eu falei: - Ah já sei deve ser de uma bailarina, alguns alunos concordaram alegando que era da cor da bailarina, outros começaram a questionar que bailarina não usa vara. Logo intervi alegando ser então de uma bruxinha ... as crianças estavam a todo vapor e justificaram que era a roupa de uma fada e que Fafá deve ser de Fada. Falei que esperaríamos para ver se ela iria voltar. E iniciamos a aula como de costume. A apresentação da sílaba simples da família do FA. Na hora do vamos treinar tinha um pequeno texto que as crianças precisariam ler onde  descrevia:

Fafá é a fada.
A fada tem um cão.
O cão da fada é o Fofo.

Pronto, nem precisou de muito esforço para as crianças associarem a sílaba simples por causa da introdução.
Alguns professores alegam que gasta-se mais tempo mais o retorno e mais rápido e vale a pena investir e preparar as aulas para ter um retorno positivo.






2 comentários: